ano: 1957
tema: "the do-nothing-machine was made as a design project for the alcoa "forecast" design program in which america's top designers were asked to design something special to be made of alumium. The eames office offered this colorful device, made for fun and education and powered by the sun...."
Muito antes de se falar em energias renováveis e práticas de ecologia, já o casal Eames, propunha, embora num âmbito algo distinto (um concurso para uma peça em alumínio, o que em si ao nível do material aluminío, pode adquirir um valor pouco ecológico), uma proposta de cariz fortemente conceptual, mas ao mesmo tempo que explorava a energia solar.
Esta proposta revela o espírito dos Eames: inconformado e irreverente, investigativo e desafiante das normas, lúdico e sempre dinâmico.
Esta peça é das primeiras experiências efetivas, de transformação da enegia solar em energia elétrica. E não só explora os limites da ciência (não esquecer o seu pioneirismo), como em os da imaginação - dirigindo a prática interrogativa e de resolução de problemas do design, não só a novos âmbitos, como a criar soluções para problemas que aparentemente ainda não tinham sido colocados.
A frescura visual que lhe é aplicada, dinamizando a peça com elementos e partes de forte e variado valor gráfico (elementos móveis), torna-a apelativa e aparentemente complexa. No entanto esta complexidade explora um sentido de unidade que integra uma linguagem única e lúdica.
Sem comentários:
Enviar um comentário